Testei o ZoomText no Mac, da empresa Ai Squared, e vou contar minhas primeiras impressões.

Esse software tem o objetivo de oferecer um zoom de qualidade para usuários Mac com baixa visão, além de outros recursos, como o alto contraste com várias possibilidades.

Eu sou deficiente visual com baixa visão e uso o recurso de inversão de cores do Mac. Apesar de não conseguir ler, o recurso me dá um conforto ao olhar para o monitor, pois para quem tem Retinose Pigmentar, que é o meu caso, se irrita bastante com a claridade em excesso.

O Mac, nativamente, já possui bons recursos de zoom, porém a proposta da Ai Squared é ampliar esses recursos, permitindo ao usuário, por exemplo, escolher o tipo de alto contraste, coisa que não é possível no Mac, além de elevar o zoom a uma potência maior.

O ZoomText funciona muito bem, um dos recursos que gostei bastante, além da facilidade em ativar/desativar os recursos, foi o de aumentar bastante o cursor do mouse, pela primeira vez em anos não tive de ficar caçando o mouse na tela. Também pudera, ele estava quase do tamanho do monitor, que era de 23 polegadas!

É possível ainda escolher a cor do ponteiro do mouse, tudo para facilitar a visualização.

Apesar de tudo isso, da qualidade do software, das personalizações, me decepcionei em dois pontos, imagens e preço.

No Mac, infelizmente, o recurso nativo de inversão de cores, também inverte as imagens, tornando elas como se fossem um negativo, ou seja, prejudicando ainda mais o seu entendimento. Tinha a expectativa que o ZoomText não fizesse isso, mas ele faz o mesmo, também inverte as imagens.

O preço, esse é bem salgado, 300 dólares por uma licença. Claro que ser caro ou não depende muito de sua utilidade, se for essencial pra você um alto contraste de qualidade, que seja bem maleável na sua configuração, então ele não será caro, mas para mim, que pra conseguir ler alguma coisa preciso de letras do tamanho de um bonde e uma tela de 50 polegadas, ele não ajudará muito, então torna-se caro.

Gostei do software e indico para quem tem uma baixa visão ainda funcional, mas eu, com minha baixa visão cega, continuarei a usar o voice over e os recursos nativos do Mac.

Escrito por : Fernando Scalabrini Paes

Fonte : Papo Acessível