Sempre recebo algum email perguntando qual software de ampliação é melhor. Muitas vezes, eu antes de indicar a melhor solução, prefiro que o usuário conheça as opções de softwares para ampliação, o ZoomText e o Magic, assim ele poderá tirar a sua própria conclusão e depois eu apresento as vantagens e desvantagens de cada um.

Ao propor para o usuário conhecer o ZoomText e o Magic, a primeira desvantagem já é apresentada. O ZoomText permite ser testado durante 60 dias e o Magic durante 40 minutos por sessão do Windows, ou seja, quando o usuário começa a trabalhar com o Magic, depois de 40 minutos, o software para de funcionar e com o ZoomText o usuário tem 60 dias sem interrupção para conhecer e testar a ferramenta.

Logo na instalação dos dois softwares, outro problema é notado, o ZoomText está em Português do Brasil e o Magic em Inglês, para muitos isso é muito complicado. Sempre questionam, como eu vou conseguir trabalhar com uma ferramenta que está em Inglês, eu quero que fique tudo em Português! Eu respondo que isso só é possível com o ZoomText, pois a equipe de desenvolvimento do ZoomText é a única que se preocupa com os diversos idiomas existentes no mundo e ao liberar uma nova atualização, todos idiomas que já têm tradução, são contemplados!

Outro problema que existia até 1 mês atrás, era que o Magic não funcionava no Windows 8.1, sendo o ZoomText a única opção.

Descrição ZoomText Magic
Versão 10.1 13
Idioma dos menus e documentação de ajuda Português Inglês
Ampliação 60 vezes 60 vezes
Ampliação fracionada Sim Sim
Inversão de cores Sim Sim
Ajuste de contraste e brilho Sim Sim
Recurso localizar na WEB Sim Não
Recurso localizar no Desktop Sim Não
Leitura de parte da tela com o sintetizador de voz Sim Não
Suporte a touch screen Sim Não
Acesso a tela de logon do Windows Sim Não
Sintetizador de voz Vocalizer Sim Sim
Sistema operacional Windows 7, 8 e 8.1 Windows 7 e 8.1

Convido você a conhecer o ZoomText e o Magic! Depois deixe a sua opinião aqui no blog.